sábado, 4 de setembro de 2010

Um subsídio para a compreensão do emblema do Carcavelinhos

De fonte anónima, e àcerca da simbologio e razões de ser do emblema do Carcavelinhos Futebol Clube e da utilização da Cruz de Malta, obtivémos a seguinte informação que nos paraeceu pertinente.

"Gostaria de sublinhar no emblema do Carcavelinhos Futebol Clube a Cruz de Malta  (também associada à Ordem dos Hospitalários e à povoação do Cratto), com os seus 4 braços e 8 pontas, foi escolhida como provável referência ao Priorado do Crato. Com efeito, ainda hoje existe em Alcântara a Rua D. António Prior do Crato ou Rua Prior do Crato".

Trata-se de (mais) uma hipótese bem provável já que a Cruz de Malta era efectivamente usada por Dom António, já que este pertencia à Ordem dos Hospitalários (mais tarde Ordem Soberana e Militar de Malta), cujo brazão reproduzimos em baixo à direita, da qual a cruz faz parte efectivamente das suas armas.



Assim, a escolha da Cruz de Malta seria uma referência a Dom António, Prior do Crato (à esquerda) que, a 25 de Agosto de 1580, tentou defender, na Batalha de Alcântara (que terá sido travada sensivelmente junto à estação de Alcântara-Terra e zonas limítrofes), a independência de Portugal, e cujo infeliz desfecho trouxe as conhecidas consequências. Neste sentido, o clube de Carlos Canuto (um dos ideólogos do Carcavelinhos) poderá ter escolhido a Cruz de Malta por esta fazer parte das armas de Dom António, em homenagem sentida de Alcântara ao herói do Séc. XVI, que alguns historia dores reconhecem como o último rei da II Dinastia. Em baixo, representação da Batalha de Alcântara.


Nuno Almeida

Sem comentários:

Enviar um comentário