quarta-feira, 1 de setembro de 2010

O significado do emblema do União Foot-ball Lisboa



Depois de ontem vos termos dado a conhecer emblemas de outros clubes que se inspiraram no desenho gráfico do emblema do União Foot-ball Lisboa, hoje vamos falr do significado do emblema do próprio União.
Com algumas variantes, determinadas certamente pela capacidade de desenho dos grafistas, já que estamos a falar da primeira metade do século passado, numa época em que os mecanismos de cópia e reprodução eram bastante limitados, quer em termos de desnvolvimento tecnológico, quer em termos de acesso às próprias tecnologias embrionárias, basicamente conhecem-se dois emblemas do união Foot-ball Lisboa. O que se encontra no topo deste artigo, e um outro que era encimado por um castelo com somente 4 torres.
Tal variante, aliás, não é conhecida, curiosamente, no emblema do Carcavelinhos Football Clube.
Porquê? Sem querermos ser excessivamente rigorosos, esta questão prende-se com as regras da heráldica que determinam que se utilizem cinco torres nas coroas acasteladas dos brazões quando a sede do organismo que o utiliza se localizar numa cidade ou numa sede de concelho. Para vilas o castelo deverá ter 4 torres e para freguesias 3 torres. É assim que poderemos verificar que o Brazão da cidade de Lisboa comporta 5 torres, o da Vila de Óbidos 4, e o da Freguesia de Alcântara somente 3.



Para quem tiver interesse nestas coisas aconselhamos a leitura da seguinte página: http://www.tuvalkin.web.pt/terravista/guincho/1421/bandeira/pt-c.htm

Acontece que até meados dos anos 20 do século passado, o perímetro urbamo de Lisboa, a Ocidente, era determinado pela ribeira de Alcântara, constituindo a Rua Maria Pia uma espécie de estrada de circunvalação. Ora assim sendo, isso significava que Santo Amaro, o berço do União em 1910, encontrava-se fora de portas, embora pertencendo ao Concelho de Lisboa. Dai que o emblema original do União comporta-se até meados da década de 20, um coroa acastelada com somente quatro torres, tendo sido adicionada a quinta torre, quando o perimetro urbano da cidade passou a coincidir com a totalidade do Concelho.
Não deixa assim de ser curioso o facto de um clube com a denominação "Lisboa" ter sido fundado fora da cidade.

Esclarecida a questão do número de torres, passemos ao resto do emblema, coroado por um castelo de cinco torres aouro, é ornamentado, este é ornamentado por 2 rubis (vermelhos) e 3 esmeraldas (verdes) alternadas. é composto por um escudo bordado a ouro, possuindo um segundo escudo, sobreposto, mais pequeno. Entre os dois escudos, 6 seis figuras geométricas irregulares alternam-se nos tons de branco e negro, simbolizando a bandeira da cidade de Lisboa. No centro do escudo secundário encontra-se a sigla "UFL", em letras sobrepostas, representando as iniciais do nome do clube, "União Foot-ball Lisboa". ob estas duas faixas oblíquas e paralelas descendo da direita para a esquerda, uma amarela e a outra vermelha. No emblema que aqui inserimos a faixa superior é a vermelha, mas existem representações em que a posição está invertida.

Estas duas cores, vermelha e amarela eram as cores do equipamento principal do União que trajava camisola com listas verticias alternadas de amarelo e vermelho, com calção preto, sendo o equipamento alternativo baseado nas cores da bandeira de Lisboa, riscas verticais negras e brancas, com uma risca horizontal negra, e calção branco.
Se é compreensível a origem das cores do equipamento secundário, então qual terá sido a razão da escolha das cores amarela e vermelha.
Acontece que o União Foot-ball Lisboa foi fundado, em 3 de Março de 1910, por um grupo de trabalhadores da Companhia Carris de Ferro de Lisboa, já na altura com sede em Santo Amaro, na Rua 1º de Maio, muito embora esta, à época, se chamasse Rua de São Joaquim.

Ora, até data indeterminada, mas que se pensa ter sido até ao final dos anos 20, as cores dos eléctricos da Carris eram, pelo menos em pate da frota, o vermelho e o amarelo, assim soa normal que os empregados da Carris tenham escolhido para cores do clube que acabavam de fundar, as cores dos Carros Eléctricos da Companhia.




Finalmente, também poderemos especular que a introdução da nomenclatura "Lisboa" na designação do clube, tenha sido uma citação à designação da Companhia Carris e não à cidade de Lisboa, onde, em 1910, não estavam incluidos. Mas a resposta a esta especulação possivelmente nunca a teremos.

Nuno Almeida

(todos os direitos reservados)

Sem comentários:

Enviar um comentário