sexta-feira, 3 de setembro de 2010

O emblema do Carcavelinhos Football Clube

Ao contrário do que sucedeu com o União Foo-tball Lisboa, dispomos de pouca informação sobre o significado do emblema do Carcavelinhos Football Clube. Deste, são no entanto, conhecidas 3 variações. Uma versão, porventura original, que vigorou nos primeiros anos e outras duas, muito similares, em que a diferença essencial é a utilização, primeiro de 4 torres na coroa acastelada, mais tarde 5 torres, tal e qual como se verificara com o distintivo do União, e ao contrário do que citámos no texto do passado dia 1 de Setembro.

O primeiro emblema apresenta um escudete irregular, mas simétrico, contendo no seu interior uma águia de asas abertas sobre uma bola, que se supõe seja de futebol. Em volta desta, as iniciais "CFC". É um emblema cujas cores desconhecemos mas que se assemelha, curiosamente ao do extinto Sport Comércio e Salgueiros, não sendo, no entanto, previsível que se tenham inspirado um no outro, devido à distância, mas também ao facto de não sabermos a partir de que momento o Salgueiros começou a utilizar o emblema com que "morreu". Como se pode verificar, as semelhanças são evidentes:


À esquerda, o emblema original do Carcavelinhos; à direita o distintivo do Sport Comércio e Salgueiros. As semelhanças são mais que uma evidência.

Este emblema terá sido utilizado desde a fundação do clube, 14 de Fevereiro de 1912, ou próximo disso, até data incerta. No entanto, em 1928, quando o Carcavelinhos foi Campeão de Portugal em futebol, era já o conhecido emblema da Cruz de Malta o utilizado, embora na versão de 4 torres. Esta versão de 4 torres estava ainda em utilização em 1932, por altura do 20º aniversário do Clube, pelo que se remete para os últimos anos de existência do mesmo a utilização do emblema com a coroa de 5 torres.


Este emblema, vai coroado por um castelo de 4 ou 5 torres, consoante a época, a base do castelo, tal como acontecia com o emblema do União, é ornamentada por 3 rubis (vermelho) e 2 safiras (azul), no emblema do União são esmeraldas. São conhecidas, no entanto outras versões em que o número de rubis e safiras é consideravelmente maior, o que se compreende, pois numa época em que as técnicas de reprodução não estavam tão acessíveis torna-se natural este tipo de variações, sobretudo quando o artista reproduzia por “memória” o emblema.

Como foi descrito, não foi possível, nos nossos parcos arquivos, escrutinar o significado dos emblemas do Carcavelinhos, vamos no entanto dissertar um pouco sobre eles.

Comecemos pelo emblema original.

Este é um emblema cuja origem desconhecemos, mas atrevemo-nos a dizer que não terá significado de maior. Na época era comum, como ainda hoje, associarem-se animais aos emblemas dos clubes e se se sabe que os alcantarenses adoptaram o nome de "Carcavelinhos" em homenagem aos ingleses do Carcavelos Club, talvez a águia tenha sido uma homenagem ao Sport Lisboa, primeira equipa a conseguir derrotar esses mesmos ingleses.

Outra questão que se coloca, em relação a este emblema é, quais seriam as suas cores, já que a única reprodução a que tivemos acesso está impressa a uma cor, negro, neste caso, como se verifica na imagem.

Quem nos pode fazer um pouco de luz é o Atlético Clube de Arrentela. Esta agremiação, nasceu filial do Carcavelinhos Football Clube, com o nome de Arrentela Futebol Clube. Aquando da formação do Atlético, não abdicou da sua filiação no novel clube, mudou a sua designação para a actual, mas manteve o emblema de inspiração “carcaveliniana”.

Também do Arrentela são conhecidos três emblemas, dos quais dois, os que nos interessam, são aqui apresentados. O original e o actual.



O emblema em falta é igual ao actual, com as iniciais "AFC", ao invés de "ACA". Se bem que o emblema original do Arrentela Futebol Clube pareça ter sido desenhado a partir de uma memória desctitiva e não a partir de um original, é aceitável que esteja muito próximo do original, perguntando-se somente se a águia estará de facto na posição certa?!

Como podemos verificar a águia é doirada em ambos os emblemas do Arrentela. Sabendo-se que se tratava de uma filial do Carcavelinhos, apresentava um distintivo similar sendo altamente provável que as cores fossem idênticas. Assim, julgamos que podemos arriscar afirmar que a águia do emblema inicial do Carcavelinhos seria, doirada ou, se preferirem, amarela. Quanto ao resto do emblema, a coisa já pia mais fino já que o emblema do Arrentela Futebol Clube também não nos ajuda particularmente, mas correndo o risco de afirmarmos o maior dos disparates, talvez não andemos longe da verdade se afirmarmos que o escudete era bordejado a grená (ou bordeaux, para quem preferir modernices), uma das cores do equipamento do Carcavelinhos; e que as letras "CFC" estariam impressas a azul, a outra cor do equipamento do Carcavelinhos. Arriscar que a bola de futebol, feita em couro, estaria a castanho também não nos parece mal; assim, o primeiro emblema do Carcavelinhos andaria perto disto:


Como se pode verificar, algo mesmo muito semelhante ao emblema do extinto Salgueiros.
Voltemo-nos agora para o outro emblema do Carcavelinhos, quer na sua versão de 4 ou 5 torres, porventura o distintivo mais conhecido e que vigorou desde data incerta até à extinsão do clube, em 1942.

O emblema é encimado por um castelo que pode ter 4 ou 5 torres, como dissemos, com uma base composta de pelo menos 5 pedras preciosas, em geral 3 rubis e duas safiras, igualmente neste campo existem algumas variações nas diversas representações a que tivemos acesso.

O castelo é de ouro, mas existem representações esporádicas em que o castelo é de prata, naquilo que assumimos ser uma corruptela do emblema, determinada talvez por limitações tecnológicas quanto ao número de cores da impressão.

Sob o Castelo, tal como no emblema do União, um escudo com base em arco ogival invertido está desigualmente repartido em dois campos, por uma linha horizontal. No campo superior, em fundo azul, encontram-se as iniciais do Clube “CFC”, normalmente representadas a doirado; no campo inferior, correspondendo sensivelmente a, pelo menos, dois terços da área total, em fundo grená, encontra-se a Cruz de Malta, normalmente representada em prateado.

Desconhecemos a razão porque a determinada altura o Carcavelinhos Football Clube abandonou a simbologia da águia, e a trocou pela Cruz de Malta.

Encontrámos, no entanto, três razões que, podendo ser rebuscadas, talvez tragam alguma luz sobre o assunto, apresentando-as não necessariamente pela sua ordem de importância.

A primeira prende-se com o facto de encontrarmos, ao longo da história do Carcavelinhos vários “desaguizados” com o Sport Lisboa e Benfica, tendo-se assim optado por abandonar um ícone facilmente associado, já na época, aos herdeiros do Sport Lisboa.

A segunda razão, talvez possa ter sido a evidente semelhança com o emblema do Salgueiros que poderá ter criado uma crise de identidade que associada à primeira hipótese tenha levado o Carcavelinhos a tomar a iniciativa de mudar o emblema.

A razão final, talvez mais forte, é que o Carcavelinhos ao longo da sua vida, teve um crescimento de importância muito razoável no meio desportivo português. Ora, a águia era uma simbologia que se havia generalizado em muitos clubes portugueses. Talvez os dirigentes do Carcavelinhos tivessem necessidade de encontrar um símbolo único que inequivocamente ficasse associado ao Clube. Se foi isto, certamente que o conseguiram; quanto às razões porque escolheram a Cruz de Malta e não outro qualquer símbolo, isso não nos foi possível apurar, mas talvez a explicação esteja no significado da própria Cruz de Malta, cuja definição da wikipedia (http://pt.wikipedia.org/) transcrevemos de seguida:

“A cruz de Malta ou cruz de São João é identificada como o símbolo do guerreiro cristão. É uma cruz com oito pontas e tem a forma de quatro braços em V que se juntam em suas bases. Seu desenho é baseado nas cruzes usadas desde a Primeira Cruzada.
Emblema dos Cavaleiros de São João, que foram levados pelos turcos para a ilha de Malta. A força de seu significado vem de suas oito pontas, que expressam as forças centrípetas do espírito e a regeneração. Até hoje a Cruz de Malta é muito utilizada em condecorações militares.”

Podemos assim concluir que a utilização da Cruz de Malta pelo Carcavelinhos, mais que referir a origem cristã do Clube, o que era óbvio, num país fortemente catolicizado, à época, remetiam para a capacidade de luta, vitória, resistência, e regeneração perante as adversidades. A evocação simbólica das forças centrípetas remeteria para o conjunto de vontades que os alcantarenses mantinham em perseguir os seus objectivos de sucesso desportivo em torno de um centro, o próprio Carcavelinhos, simbolizados pelo centro da cruz.

Seria isto?

Nuno Almeida
(todos os direitos reservados)

Sem comentários:

Enviar um comentário