terça-feira, 31 de agosto de 2010

A questão dos emblemas


União Foot-ball Lisboa, Carcavelinhos Futebol Clube e Atlético Clube de Portugal deixaram, ao longo dos anos, marcas incontornáveis na iconografia das associações e colectividades do país.


São muitos e diversos os clubes que ainda hoje se identificam em emblemas que beberam inspiração no Atlético, ou nos clubes que lhe deram origem.

Sem preocupação de sermos exaustivos, aqui deixamos alguns exemplos de clubes, cujos emblemas nitidamente fazem lembrar o Atlético, o União, ou o Carcavelinhos:

Comecemos pelas alusões ao União:


Estes quatro emblemas têm inspiração nítida no emblem do União Lisboa. O 1º é do União Futebol Degoladense, da terra alentejana de Degolados, estranho nome, ou talvez não. Não deixa de ser curioso que, ignorando o Atlético, o Degoladense ainda se assume como filial nº 2 do União Lisboa. Que se terá passado?

O 2º emblema pertence à Associação Cultural e Recreativa Alvorense 1º de Dezembro e é nitidamente uma versão adaptada e simplificada do emblema do União, apesar do clube só ter sido fundado em 1974. O 3º emblema também é curioso, já que se trata do emblema do Estrela Futebol Clube, uma filial do Vítória Futebol Clube (de Setúbal), habitualmente conhecido por Estrela de Vendas Novas. Finalmente, o último emblema faz parte do património histórico do Clube Oriental de Lisboa, já que era o emblema do Marvilense Futebol Clube, um dos clubes que deu origem ao Oriental.
Existe um outro clube, bem perto de nós, com emblema similar ao União, do qual não conseguimos cópia electrónica do logo. Trata-se do União Fontesantense, da Rua Possodónio da Silva, na Freguesia dos Prazeres.

Avancemos agora para a herança do Carcavelinhos Futebol Clube:


Estes três emblemas têm assumidamente inspiração no logotipo do Carcavelinhos, quer pela forma ou cor, quer pela presença da Cruz de Malta. O primeiro pertence ao Atlético Clube de Arrentela, ainda hoje filial do Atlético Clube de Porugal. Curioso será dizer que originalmente o Arrentela chamava-se Arrentela Futebol Clube e era filial do Carcavelinhos mas, aquando do surgimento do Atlético, apenas mudou o nome mantendo o emblema. A presença da Águia no seu emblema, remete igualmente para o emblema original do Carcavelinhos que tinha uma Águia com uma bola, num arranjo muito similar, curiosamente, ao do "falecido" Sport Comércio e Salgueiros. O 2º emblema pertence ao Cerca Futebol Clube. Desconhecemos se este clube foi filial do Carcavelinhos, mas o emblema sugere que sim. Finalmente o último emblema pertence ao Grupo Desportivo de Pontevel.

E finalmente o Atlético. Quando o Atlético apareceu gerou uma moda e toda a gente pelo país queria ser Atlético; efectivamente se o Atlético tivesse tido outra estrutura económica e humana poderia ser hoje um colosso do desporto nacional. Foi pena. Para terem uma ideia a euforia vivida à volta do surgimento do Atlético, e também do Estádio da Tapadinha, esta foi algo de semelhante ao que há alguns anos envolveu o Boavista Futebol Clube. Assim, é sem estranheza que inúmeros emblemas façam, lembrar o do Atlético, quer pela forma, quer pelas cores, quer até pela disposição iconográfica.







Uma das novações iconográficas que o Atlético incluiu no seu emblema foi o triângulo isósceles invertido. Com efeito, até 1942 seria raro o clube que tivesse no seu emblema esse motivo. A partir de 1942 o triângulo invertido, quer isósceles, quer equilátero, encimados por uma coroa, democratizaram-se nos emblemas dos clubes nacionais. O 1º conjunto de emblemas representam isso mesmo, 4 emblemas que, sem serem descaradamente uma cópia, se inspiram no do Atlético. São eles, da equerda para a direita, Atlético Clube Alfenense, Vitória Futebol Clube (da Ilha do Pico), Clube Desportivo de Arneiro (este com influências mais evidentes), e Clube Desportivo Moitense.
No 2º conjunto temos, o Atlético Clube de Porto Salvo que apesar de filial do Atlético tem emblema próprio e equipa ao estilo de um outro "Atletico", o de Madrid; ao lado temos um emblema que recebe inspiração não pela forma do emblema, mas pela existência das 3 faixas coloridas à esquerda, é o Clube Alético de Molelos (assim verificamos que, nalguns casos, apesar de o emblema não ser tão parecido quanto isso, a palavra "Atlético" no nome dos clubes é uma presença assídua). o 3º emblema do conjunto pertence ao Grupo Desportivo de Igeja Nova, e aqui é a existência das faixas coloridas, desta vez à direita, que determinam a isnpiração.O 4º emblema pertence ao Grupo Cultural 1º de Maio da Agualva, e este é um emblema que já apresenta inspirações bem marcadas no emblema do Atlético, como aliás todos os seguintes, não sendo relevante a existência de um escudo, ao invés o triângulo invertido, já que nos primeiros anos há representações do emblema do Atlético nessa forma, existindo mesmo na Tapadinha um estandarte que assume esse desenho, o que torna tudo oficial e admíssivel para que o emblema do Atlético tenha, também, como base um escudete, ao invés do mais conhecido e apetecido triângulo invertido.
Passemos então ao 3º conjunto que apresenta 4 emblemas com inspirações evidentes quanto à forma e/ou às cores. Da esquerda para a direita temos o Alcainça Atlético Clube, o Clube Atlético Aldenovense (nossa filial), Grupo Desportivo Alcochetense e Formariz Atlético Clube (este numa interpretação mais moderna e feliz do velho emblema). Para finalizar, mais 4 emblemas que são uma cópia fiel do do Atlético. Da esquerda para a direita, Atlético Clube do Cacém (que se chamava Clube Atlético do Cacém e que mudou o nome, por inversão da designação, e o emblema para se tornar nossa filial), Clube Atlético de Valdevez, Atlético Clube de Biscaínho, e Atlético Clube do Tojal que não sendo filial foi fundado por alcantarenses.
Por hoje é tudo.  

Nuno Almeida

(todos os direitos reservados)

Sem comentários:

Enviar um comentário