domingo, 29 de agosto de 2010

A estreia oficial do Atlético

Fatalmente todos, ou quase, reconhecemos o dia 18 de Setembro de 1942 como a data em que formalmente o União Foot-ball Lisboa (a grafia certa é esta, sendo errado utilizar a forma “futebol” ou a partícula “de” na designação “de Lisboa”) se juntou ao Carcavelinhos Football Clube (a grafia certa também é esta) dando origem ao Atlético Clube de Portugal. O que muita gente não sabe é qual o significado do dia 11 de Outubro desse pretérito ano.

Nesse dia, o primeiro team do novel clube estreou-se em provas oficiais. Tratou-se de um prélio a contar para o Campeonato regional de Lisboa, sob a égide da AFL. É que nesses tempos idos eram as classificações dos campeonatos regionais que definiam a constituição da 1ª e da 2ª divisões nacionais, não havendo um esquema de subidas e descidas directo.
Assim, o desenrolar do Campeonato de Lisboa era de suma importância, já que o Atlético necessitava de se classificar entre os quatro primeiros classificados, se se quisesse apurar para a 1ª Divisão Nacional.
O sorteio do regional desse ano determinou que na 1ª jornada o Atlético jogasse no Campo da Tapadinha, então ainda pelado e com as suas bancadas e camarotes em madeira, e que o seu “padrinho” fosse a formação do Sport Lisboa e Benfica.

A primeira equipa do Atlético tinha Rosa, na baliza; Carlos Baptista de Jesus (o saudoso “back da morte”) e Mendes, na defesa; Galinho, Gregório e Francisco Lopes asseguravam a linha média; ficando a linha avançada constituída por Mário Coelho, José Lopes, Vieira, Morais e Marques.
Desta primeira equipa sete jogadores vinham do Carcavelinhos: Rosa, Baptista, Galinho, irmãos Lopes, Vieira e Marques; os restantes provinham da equipa de Santo Amaro,

A estreia foi-nos amarga já que os encarnados não estiveram com contemplações para com o estreante Atlético e mimou-nos com cinco golos contra um. Neste resultado, desfavorável, caseiro de 1-5, fica para a história o primeiro golo o ficial do Atlético, apontado pelo antigo avançado do União Lisboa, Mário Coelho.
O Benfica alinhou com: Martins; Gaspar Pinto e Galvão; César Ferreira, Albino e Francisco Ferreira; Rogério, Julinho, Dário, Teixeira e Valadas.

Nuno Almeida
(todos os direitos reservados)

Sem comentários:

Enviar um comentário